Operações e equipe

Somos uma empresa especializada em soluções e negócios para cadeia produtiva de minerais metálicos, gemas e minerais para agricultura. Nosso trabalho de operações é realizado por equipes com alto nível de conhecimento, orientada por rígidos padrões de controle de qualidade, eficiência econômica e respeito ao meio ambiente, pessoas e comunidades.

Pesquisa de Tungstênio

Pesquisa de Tungstênio em Rio Maria, no Pará, com geologia, amostragem e sondagem realizada pela Musa comprovaram a mineralização em até 100 metros de profundidade com aprovação do Relatório Final de Pesquisa em 2010. Com dados geológicos e recursos certificados no padrão internacional JORC, nossa equipe detalhou nova área mineralizada no saprólito aumentando significativamente os recursos totais e a economicidade da operação, dando possibilidade de iniciar a abertura de mina a céu aberto já em plena produção. Os resultados positivos obtidos pela nossa operação na metodologia de pesquisa com os dados de trincheira validados pela sondagem rotativa e controle de qualidade QAQC, continuam sendo aplicados para aumento de recursos

Mina de Esmeralda e Mina de Ouro com
Lapidação e Joalheria

Atuamos em todos os níveis da cadeia produtiva de esmeraldas e ouro, desde a produção com o beneficiamento, até a administração e direção da operação. Também fomos responsáveis pelos processos de lapidação e joalheria.

As esmeraldas de Campo Verdes, em Goiás, exibem uma cor excepcional reconhecida internacionalmente e possuem um controle estrutural complexo. A mina foi dirigida pelo fundador da Musa, que durante esse período desenvolveu sua tese de mestrado com o intuito de otimizar a produção da mina e orientar a pesquisa de subsolo. A tese foi publicada no Journal Of South American Earth Science e integra os dados científicos publicados pela CPRM na GEOLOGIA DA FOLHA SANTA TEREZINHA DE GOIÁS SD.22-Z-A-III.

BARROS NETO, L. S. Evolução estrutural do Distrito Esmeraldífero de Campos Verdes, Goiás. 2000. 111 f. Dissertação (mestrado) – Instituto de Geociências, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.

D’EL REY SILVA, L. J. H. BARROS NETO, L. S. The Santa Terezinha-Campos Verdes emerald district, central Brazil: structural and Sm-Nd data to constrain the tectonic evolution of the Neoproterozoic Brasília Belt. Journal of South American Earth Sciences, v. 15, p. 693-708, 2002.

A produção de ouro ocorreu na região da Chapada dos Veadeiros em mina subterrânea e foi objeto de estudos detalhados no âmbito ambiental pela sensibilidade da área. Dirigimos a mina durante o processo de produção de ouro e realizamos projetos de reflorestamento de APP e amostragem no entorno para controle de contaminação.

Nossa operação de lapidação das gemas foi feita por um conjunto de equipamentos alemães da Lux & Co que garante a produção de esmeraldas calibradas no padrão internacional de qualidade de lapidação e alta produção. Para acompanhar esta alta produtividade a fundição das joias é feita com um equipamento italiano da Mário de Maio com fundição a vácuo com alto aproveitamento.

A experiência adquirida na fabricação e cravação culminou na conquista de um dos mais exigentes clientes, a H. Stern, fizemos o fornecimento de meia-alianças de ouro com esmeraldas vendidas em suas lojas no mercado nacional e internacional.

Mina de Calcário Dolomítico

Bem mineral de grande importância como insumo na agricultura, nossa equipe realizou todo trabalho de mapeamento geológico-estrutural, sondagem rotativa com recuperação de testemunhos e, em parceria com a NAP.Mineração – USP, fizemos o Plano Estratégico de Lavra com dados de produção, blendagem e desenvolvimento da mina.

O depósito, afetado por falhas de cavalgamento, já vinha sendo explorado por quase uma década, nosso time assumiu o trabalho com o desafio de desenvolver plano para o aproveitamento econômico racional e ambientalmente responsável para toda reserva mineral.

O entendimento e descrição do controle estrutural orientou o plano de sondagem para adquirir o conhecimento da variação de teores do calcário dolomítico. A produção controlada, a abertura de acessos e frentes de lavra foram planejadas de forma dinâmica e respeitando as características do processo mineral.

Prospecção Mineral: da caderneta do
geólogo para a operação

O trabalho que realizamos para prospecção de minerais metálicos, gemas e minerais para agricultura acontece com base em trabalho de campo: do mapeamento feito na caderneta do geólogo e amostragens, para a tecnologia no tratamento dos dados. 

A transformação de uma ocorrência mineral em uma operação mineral bem-sucedida se dá com o  levantamento do estado da arte do conhecimento de uma área até a incorporação de todo trabalho desenvolvido, ocorrendo em sincronia com processos para estruturação de negócios, análises econômico-financeiras e aplicação de ESG.

Com 32 anos de experiência em campo já trabalhamos  algumas dezenas de ocorrências através de mapeamentos geológicos e o sucesso deste trabalho é devido ao olhar atento, registro preciso e leitura correta das informações no campo, gerando uma sequência de operações e esforços que são continuamente avalizados para otimizar os  investimentos em prospecção de bens minerais.

plugins premium WordPress